Leia o texto para responder às questões de números 01 a 06.

Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome “tão pesado” num bebê. Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. Recentemente, ouvi de minhas irmãs mais velhas uma versão que diz que meu pai escrevera Maria Bethânia em todos os papéis. Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível – ainda hoje o é, na lembrança – um intrigante toque de humor. Mas, embora me encha de orgulho o pensamento de que meu pai possa ter trapaceado para me agradar, eu sempre preferi crer na autenticidade do sorteio: essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.
(Caetano Veloso. Verdade tropical. São Paulo, Companhia das Letras, 1997. Adaptado)

01. Uma frase condizente com a mensagem do texto está em:

02. Considere o seguinte trecho: Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. As formas verbais destacadas organizam-se sequencialmente estabelecendo entre si uma relação de

03. Um sinônimo e um antônimo para a palavra destacada no trecho “Meu pai então pôs um ar resignado...” estão, respectivamente, em:

04. A expressão “ainda hoje o é, na lembrança”, entre travessões no texto, serve ao propósito de

05. A partir da leitura do último período do texto, pode-se concluir que, para o autor,

06. A oração “Como havia várias outras sugestões...” está reescrita em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa e com o sentido preservado em: Como várias outras sugestões

07.

A atitude de Garfield em relação a Jon na terceira tirinha é

O TEXTO SEGUINTE SERVE PARA AS QUESTÕES DE 08 e 09

A interpretação dos teóricos agonísticos surgiu no meio acadêmico anglófono, especialmente a partir dos anos 90. Neste contexto intelectual, houve grande influência de pensadores franceses, denominados nos EUA como “pós-estruturalistas”. Entre eles, existe a forte presença de uma determinada leitura (de esquerda) da filosofia de Nietzsche . Essa leitura orientou as reflexões destes teóricos sobre a questão do sujeito (descentrado e “não soberano”), o perspectivismo (contra a ideia de verdade como correspondência) e o pluralismo (contra a busca por “unidade”). Esta visão desaguou em uma concepção de política que busca explicitar as relações de poder e fortalecer a “resistência” contra o poder em favor da diferença, do devir minoritário, do “nomadismo”, enfim, da promoção de uma abertura ao surgimento de novas possibilidades de vida. Heidegger aparece também como influência importante tanto para alguns “pósestruturalistas” franceses quanto para os teóricos agonísticos, formando uma espécie de “heideggerianismo de esquerda”. A partir desse referencial é que comentadores e teóricos agonísticos vem dando maior ênfase a aspectos trágicos do pensamento da pensadora de quem ora falamos e à sua postura crítica em relação à “tradição” da filosofia política, inserindo-a no contexto dos pensadores pós-nietzschianos críticos do “platonismo”.

(COSTA, Jean G & ZILIO, Lara B.. In: Mediações, Vol 25, n2. Londrina: Publicação do Departamento da UEL, 2020)

08. O texto acima se refere aos teóricos agonísticos do meio acadêmico anglófono. Essa nova tendência filosófica, de acordo com o texto, seviria de base para enteder o pensamento de:

09. Do ponto de vista do pensamento historiográfico, a partir das informações que são colocadas no excerto do texto, é possível afirmar que:

O TEXTO SEGUINTE SERVE PARA AS QUESTÕES DE 10 e 11.

O mundo está parado. O que jamais pôde realizar a greve geral de antigos revolucionários que sonhavam “tudo parar” para que tudo recomeçasse sobre uma nova base está em vias de se realizar de um modo trágico, em razão de um micróbio patógeno. E, no entanto, sabemos bem: um vírus não será suficiente para mudar o mundo. Certamente, veremos em breve todos os assassinos do planeta e os amantes do lucro retomarem o controle de nossas vidas. A despeito de todo pessimismo que é legítimo manter contra as ilusões de um novo começo, há uma nota de esperança. Esta pequena e frágil nota ressoa no vazio de imaginários que até havia pouco dominavam os espaços públicos e mesmo nossas existências privadas. O neoliberalismo que triunfava em todos os lugares ainda ontem, e que estava sempre mais insolente, sempre mais arrogante, sempre mais orgulhoso de ter conseguido fazer os povos pagarem a fatura da crise financeira de 2008, conhece hoje um dos maiores abalos de sua história. É provável que não vejamos se produzir, ao menos rapidamente, a demissão todavia legítima de dirigentes políticos, nem a expropriação necessária de capitalistas que conduziram a terra inteira a essa catástrofe, e a todas aquelas que vão se seguir. Mas nós já assistimos ao esvaziamento completo do imaginário que circundava as consciências, aprisionava os corpos, constrangia as existências. O que já está aí, e não é insignificante, é a crise do imaginário neoliberal. Repito, certamente não se trata do “fim do neoliberalismo”, sistema de dominação universal, multidimensional, social e econômico, jurídico e político. As oligarquias neoliberais estão no poder há muito tempo e desejam nele permanecer por longo tempo ainda. E farão tudo para se manter no poder, não abandonarão uma polegada de seus territórios conquistados, nem um grão de suas rendas, nem a sombra de uma de suas evidências. Elas vão tentar certamente, à imagem de Macron, sempre à frente na audácia, se travestir em virtuosos altermundialistas, humanistas de sempre, ecologistas de primeira hora, e até mesmo defensores radicais do fim da globalização. Os falsos profetas já retornam à cena para dizer o contrário do que anunciavam ontem, contando com a amnésia geral para continuar suas previsões ineptas. Mas a dissimulação que os dirigentes atuais preferem é ainda aquela do soberanismo (souverainisme) estatal-nacional. Esse imaginário de contra-ataque reencontra as palavras de um velho mundo que se acreditava desaparecido desde a globalização capitalista, com acentos nacionais diferentes evidentemente, referências históricas locais, grandes modelos lendários. Na França, é De Gaulle, na Grã-Bretanha, Churchill, nos EstadosUnidos, Roosevelt. Infelizes os povos que não podem vangloriar-se de um herói da Segunda Guerra Mundial, pois estavam do lado errado da história. E, no entanto, qual o valor do imaginário da soberania nacional diante da pandemia que é, por definição, mundial? Pode ocupar o lugar de laço social durante muito tempo, apresentar a imagem confiável de um corpo coletivo autossuficiente, cuja completude poderia servir de defesa eficaz contra o vírus global? A dupla questão que é preciso colocar hoje consiste, portanto, em saber, de um lado, até onde pode ir essa crise do imaginário neoliberal, e, de outro, qual a chance de o imaginário da soberania erigir-se como substituto possível do imaginário neoliberal.

(LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. 2020)

10.
(1) No trecho: “sonhavam “O que jamais pôde realizar a greve geral de antigos revolucionários
(2) que sonhavam tudo parar” para que tudo recomeçasse sobre uma nova base está em vias
(3) de se realizar de um modo trágico, em razão de um micróbio patógeno. E, no entanto,
(4) sabemos bem: um vírus não será suficiente para mudar o mundo.”; é correto afirmar:

11. O conectivo a despeito de refere-se a:

12. A empresa A contrata a empresa B para prestação de um serviço cujo valor à vista é V. Pelo contrato, A vai pagar B no prazo de 2 anos e meio, em uma única parcela que incluirá o valor à vista mais juros contratuais de 10% ao ano. Se o contrato firmado entre as parte para a quitação da dívida prevê taxa de juros compostos com convenção linear, então o valor mais próximo do total de juros que B deve pagar a A ao quitar a dívida no prazo é de, aproximadamente:

13. A empresa E desconta um título de valor nominal V em um banco que realiza essa operação aplicando taxa de desconto comercial simples (ou “por fora”, como essa modalidade de cobrança também é conhecida) de 2% ao mês. Se o prazo para apresentação do título é de 10 meses, então a taxa efetiva mensal de juros cobrada pelo banco nessa operação é de

14. A figura a seguir representa o projeto de uma peça de madeira cilíndrica vazada. Pretende-se fabricar esse modelo com o maior diâmetro medindo 20 cm, o menor diâmetro medindo 10 cm, uma altura de 6 cm e considerando π = 3,14.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que o volume de madeira suficiente para se fabricar essa peça, em cm3 é igual a:

15. O gráfico a seguir representa a relação entre as grandezas Ingestão e Absorção de um determinado medicamento no organismo humano.

Baseando-se nas informações desse gráfico, é CORRETO afirmar:

16. Em um espaço retangular ABCD, com 6 m de largura, foi feito um pequeno galpão retangular, e o restante do espaço foi utilizado para uma horta comunitária, conforme mostra a figura.

Sabendo-se que o perímetro do galpão é de 10 m, a área da horta comunitária é igual a

17. Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio. A afirmação está

18. Um funcionário de um laboratório armazenou o rejeito gerado em uma aula experimental de química para posterior tratamento. A figura apresenta as imagens do rejeito antes e após a sua armazenagem no decorrer de algumas horas.

A classificação do tipo de mistura de rejeito e a técnica de separação adequada para separar os componentes da mistura são, correta e respectivamente,

19. Metais alcalinos terrosos, seus hidretos e óxidos e carbetos são materiais que, devido às suas propriedades químicas, podem reagir violentamente com uma substância chamada incompatível, resultando numa explosão ou podendo produzir gases altamente tóxicos ou inflamáveis. Por isso, quaisquer atividades que necessitem de transporte, armazenamento, utilização e descarte devem ser executadas de tal maneira que esses materiais, acidentalmente, não entrem em contato com a substância incompatível. Nesse caso, a substância incompatível com metais alcalinos terrosos, seus hidretos e óxidos e carbetos pode ser

20. A figura ilustra um osciloscópio analógico portátil em cuja tela aparece um trem de ondas periódicas. Na tela, a distância vertical entre os picos superiores e inferiores é de 5 divisões, e a distância horizontal entre dois picos superiores consecutivos é de 2 divisões. A chave seletora superior (Volts/div) aponta para o número 500 m, e a chave seletora inferior (Time/div) aponta para o número 500 µ.

Com base nessas informações, sabendo que a unidade de tempo utilizada se dá em segundos, é correto afirmar que essas ondas vibram com frequência, em Hz, e sob uma tensão pico a pico, em V, respectivamente, de

21. Para determinar o equivalente mecânico do calor (J), um grupo de alunos usou um tubo isolante, com comprimento interno de 1,00 m, um termômetro e várias bolinhas de ferro, de tamanho desprezível e calor específico 0,10 cal/(g.°C). O tubo é dotado de uma tampa com furo por onde pode ser inserido o termômetro, que fica com seu bulbo inserido dentro do tubo. As bolinhas são depositadas no fundo do tubo (figura 1). É medida a temperatura inicial do sistema: θi = 20,00°C; adota-se o valor da aceleração da gravidade: g = 10 m/s2 . Fechado o tubo, o conjunto é virado de 180° (figura 2) por 50 vezes.

Ao final do procedimento, a temperatura das bolinhas é medida: θf = 21,25 °C.
O equivalente mecânico do calor, assim determinado, vale, em J/cal,

22. Dentre os macronutrientes de que as plantas necessitam para seu desenvolvimento, seis deles são os principais componentes dos compostos orgânicos que formam a estrutura vegetal, dentre os quais pode-se citar o

23. Baleias, cachalotes, orcas, golfinhos e botos são os principais exemplos de mamíferos aquáticos. Embora estejam nesse ambiente, possuem muitas semelhanças com os mamíferos terrestres. Dentre essas semelhanças, é correto citar:

24. Considere o universo S dos funcionários municipais, em que temos o conjunto A identificando os funcionários municipais que dormem 8 horas por noite, em B, os funcionários municipais que fazem atividade física e, em C, os funcionários municipais que fumam.

As regiões escuras do diagrama representam os funcionários municipais que:

25.

O mapa acima representa:

26.

Podemos dizer que tal paisagem retratada na imagem é que tipo de vegetação africana?

27. Assinale a alternativa correta sobre barragens.

28. A questão está relacionada ao mapa do município de São Paulo apresentado a seguir.

Assinale a alternativa que identifica corretamente um dos elementos da Geografia física do município de São Paulo.

29. A distribuição espacial da população paulistana sofreu m udanças significativas a partir da década de 1970, citando-se, como exemplo,

30. Em 2013, o Brasil atingiu os 200 milhões de habitantes. Além de apresentar essa estimativa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também divulgou tendências atuais da população brasileira, dentre as quais:

31.

A Nova Rota da Seda chinesa, denominada Um Cinturão, Uma Rota, prevê a construção de corredores terrestres e uma via marítima para integrarem a economia chinesa à Europa e à África.
A esse respeito, assinale a opção correta.

32.

Ao subir ao poder, em 1930, Getulio Vargas procurou combater as estruturas de sustentação criadas pela política do ‘café‐com‐leite’, e para isso desenvolveu uma série de mecanismos que visavam reorganizar o Estado.
[...]

Para governar os estados, Vargas nomeou interventores federais, que deviam exercer tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo, com os mesmos poderes que cabiam ao governo provisório.

[...]
A situação se agravou mais ainda, quando em 9 de julho de 1932, os paulistas iniciaram a Revolução Constitucionalista.”
(www.educacional.com.br/.../Livro%20de%20Mato%20Grosso43201211)

Em relação à crise de 1932, analise as afirmativas a seguir.

I. São Paulo esperava a adesão das elites mineiras e gaúchas, mas, na realidade, somente contou com a participação de um pequeno destacamento, proveniente do sul de Mato Grosso, comandado pelo general Bertoldo Klinger.

II. O apoio do sul de Mato Grosso à causa paulista estava associado à divisão do estado uma vez que, no decorrer da Revolução Constitucionalista, o sul de Mato Grosso se separou, criando o Estado de Maracajú.

III. A Revolução Constitucionalista durou três meses. Após ter derrotado o movimento em São Paulo, Vargas controlou o movimento separatista do sul de Mato Grosso.

33. O Ministério das Relações Exteriores vai pedir ao governo dos Estados Unidos a liberação dos documentos produzidos pela Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês) sobre o Brasil no período de 1964 a 1985. Em 15 de maio, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, instruiu a embaixada brasileira em Washington, nos EUA, a solicitar a liberação completa dos registros sobre esse tema.

(Agência Brasil. Disponível em https://bit.ly/2IAObP. 13.05.2018. Adaptado)

Os documentos produzidos pela CIA tratam

34. A “independência” da região foi aprovada em um referendo em 1º de outubro, que teve participação de menos da metade do eleitorado da região – com a maioria dos que votaram pedindo pela separação. A votação não foi reconhecida pelo governo central. O presidente da região chegou declarar a independência e depois suspendeu seus efeitos para negociar com o governo central.

(Terra – goo.gl/VuJPSZ. Acesso em 28.01.2018. Adaptado)

A notícia refere-se à tentativa de independência

35. Embora a Filosofia, em geral, não seja produzida para resultados concretos e imediatos, entender que ela não tem aplicação prática é incorreto. A forma de compreender o mundo é que determina o modo como se produzem as coisas, investiga-se a natureza, propõem-se as leis. Ética, Política, Moral, Esporte, Arte, Ciência, Religião, tudo tem a ver com Filosofia.

(Queiroz; Moita, 2007)

Nos grandes períodos da história: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea, viveu-se à influência de vários pensadores. Na Idade Média, destacam-se os pensadores

36. Esses milhares de indivíduos, de todos os lugares e de todas as classes, que se apressam e se empurram, não são todos eles seres humanos com as mesmas qualidades e capacidades e com o mesmo desejo de serem felizes? [...] Entretanto, essas pessoas se cruzam como se nada tivessem em comum, como se nada tivessem a realizar uma com a outra e, entre elas, só existisse o tácito acordo pelo qual uma só utiliza uma parte do passeio para que as duas correntes da multidão que caminham em direções opostas não impeçam o movimento mútuo – e ninguém pensa em conceder ao outro sequer um olhar. Essa indiferença brutal, esse insensível isolamento de cada um no terreno de seu interesse pessoal é tanto mais repugnante e chocante quando maior é o número desses indivíduos confinados nesse espaço limitado; e, mesmo que saibamos que esse isolamento do indivíduo, esse mesquinho egoísmo, constitui em toda parte o princípio fundamental da nossa sociedade moderna, em lugar nenhum ele se manifesta de modo tão impudente e claro como na confusão da grande cidade.

(ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010. Adaptado)

Sobre as interações sociais na área urbana, é correto afirmar que

37. Analise a imagem a seguir:

A imagem representa uma situação social comum no Brasil, indicativa

38. Observe a imagem a seguir.

Na segunda metade do século XIX, a fisiologia e a psicologia da percepção são objetos de intensa pesquisa cientifica: é importante averiguar o funcionamento dos processos com que se efetua a experiência do real e verificar sua confiabilidade. Ao mesmo tempo, alguns artistas começam a elaborar e experimentar uma teoria própria da pintura, baseada na ótica das cores, à qual corresponde uma nova técnica cientificamente rigorosa.

ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.

Com base no texto e na imagem, assinale a afirmativa que identifica corretamente o movimento artístico em questão.

39. Observe a figura a seguir.

A principal característica do movimento liderado por Henri Matisse (1869-1954) foi a utilização de tons puros manipulados livremente, sem preocupação com a verossimilhança, para delimitar espaços e criar volume, relevo e perspectiva.

Como afirma Matisse a respeito de A Dança (1910): "para o céu um belo azul, o mais azul dos azuis, e o mesmo vale para o verde da terra, para o vermelhão vibrante dos corpos".

A caracterização acima refere-se ao

40. Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.

Redação

Texto 1

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral definiu, na noite desta terça-feira (25/8), que candidatos negros terão direito a distribuição de verbas públicas para financiamento de campanha e tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão em patamares mínimos e proporcionais. A regra, no entanto, só será obrigatória para as eleições gerais de 2022. A definição ocorreu em resposta à consulta apresentada pela deputada Benedita da Silva e pelo instituto Educafro. O TSE respondeu negativamente a um dos quesitos apresentados, descartando a imposição de reserva de vagas nos partidos políticos para candidatos negros, nos mesmos termos do que ocorreu com as mulheres, que têm direito a 30%, por lei. Por maioria, o Plenário positivou três outros quesitos: as formas de distribuição dos recursos financeiros e tempo em rádio e TV deverão ser na ordem de 50% para as mulheres brancas e outros 50% para as mulheres negras, conforme a distribuição demográfica brasileira; a determinação do custeio proporcional das campanhas dos candidatos negros, destinando 30% como percentual mínimo, para a distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; a distribuição proporcional do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para os negros, devendo-se equiparar o mínimo de tempo destinado a cada partido, conforme o TSE entendeu para a promoção da participação feminina.

(https://www.conjur.com.br/2020-ago-25/tse-rejeita-cota-garante-verba-propaganda-candidatos-negros)

Texto 2

Na Constituição Federal está expresso o princípio da igualdade de direitos, sendo papel do Estado promover o bem-estar social sem preconceitos de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. No entanto, por mais que na Lei conste expresso o repúdio a qualquer tipo de discriminação, vimos na prática a não superação do racismo. O Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, feito em parceria com a Global Exchange, afirma que 'a população negra brasileira é a segunda maior do mundo após a Nigéria', e o Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão. A imensa desigualdade racial tem sua origem no processo de colonização. (...) O quadro de desigualdade social entre negros e brancos está relacionado tanto a fatores estruturais quanto à discriminação. Entre os fatores estruturais, sem dúvida, o mais significativo é o componente educacional. Ao se situarem nos grupos com menor acesso à educação formal, os negros também ocupam postos de menor prestígio no mercado de trabalho. Nesse sentido, é preciso que o Estado invista em políticas públicas afirmativas, invertendo a lógica da estrutura de oportunidades, que está profundamente marcada por práticas violadoras de direitos e de discriminações baseadas na raça.

(LEI nº 2.605/03, 2003).

Texto 3

Com as cotas no sistema educacional, especialmente de forma a assegurar aos pobres e negros condições de permanência e sucesso na escola (uma vez que o acesso está praticamente garantido), a reprovação e o abandono constituirão o verdadeiro gargalo para o ingresso na universidade, pois o percentual dos que logram concluir o ensino médio continuará a ser muito inferior ao dos brancos e orientais (...).Adotar cotas, pura e simplesmente, além da evidente dificuldade de distinguir brancos e negros num país com ampla miscigenação como o Brasil, é uma medida certeira para degradar o nível das universidades públicas e que não vai resolver séculos de discriminação econômica e racial. É pão e circo. É um teatro de má qualidade para inglês ver.

(Adaptado. José Goldemberg, Folha de São Paulo, 2004, A3)

Com base na leitura da coletânea em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação em prosa, redigida em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema:

COTAS RACIAIS: CORREÇÃO HISTÓRICA OU POPULISMO.