Greta Thunberg e a geração de adolescentes revolucionários
“Como se atrevem?”. Com essa frase curta e poderosa, Greta Thunberg, uma ativista sueca de apenas 16 anos, cimentou sua influência no mundo. A pergunta foi parte do discurso de Thunberg na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em setembro do ano passado, e foi reproduzida nos veículos de notícia de vários países. Alguns meses depois, em dezembro, a garota foi escolhida Pessoa do Ano pela revista Time. Hoje, aos 17 anos, Greta Thunberg é a representante mais conhecida de uma geração de adolescentes que estão liderando revoluções pelo mundo.
Quem é Greta Thunberg e por que ela é tão importante?
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse para Greta “Relaxar e ir para o cinema com as amigas”. Jair Bolsonaro, a chamou de “pirralha”. A menina que incomoda grandes líderes mundiais nasceu na capital da Suécia, em 2003. Há alguns anos, ela decidiu fazer uma greve para pedir mais atenção às políticas ambientais. Ela faltou aula e passou o dia exibindo um cartaz em frente ao parlamento do seu país. Hoje, o movimento Fridays For Future (sextas-feiras pelo futuro) mobiliza estudantes que saem das escolas e tomam as ruas pedindo medidas para conter a crise climática. Um levantamento de maio de 2019, mostrou que mais de 100 milhões de adolescentes participaram das manifestações em mais de 100 países.
Os estudantes que lutam para mudar as leis sobre armas nos Estados Unidos
Se as palavras de Greta fizeram o mundo pensar, foi o silêncio de Emma Gonzales que atraiu olhares para sua causa. Em maio de 2018, a jovem de então 19 anos subiu em um palanque na frente de dezenas de milhares de pessoas e, após dizer algumas palavras, calou-se. A manifestação era a Marcha por Nossas Vidas, organizada por ela, outros adolescentes e parceiros. O motivo do protesto era o pedido por melhores leis de controle para o uso de armas nos Estado Unidos. Emma ficou calada em frente ao público e as câmeras por seis minutos, o tempo que havia durado o tiroteio em sua escola semanas antes. O ataque matou 17 pessoas e feriu outras 17 em Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, na Flórida. Emma Gonzales e outros jovens sobreviventes lutam até hoje para mudar a legislação norte americana e prevenir novas tragédias semelhantes.
Malala e o trabalho pela educação de meninas
Malala Yousafzai é a vencedora do Nobel mais nova da história do prêmio. Ela recebeu a honraria em 2014, quando tinha 17 anos. A jovem começou sua carreira de ativista aos 13, escrevendo um blog anônimo sobre a proibição de meninas irem à escola imposta pelo Talibã em seu país, o Paquistão. Um dia, o ônibus que Malala estava indo para o colégio escondida, foi invadido por representantes do grupo. Um deles baleou a adolescente na cabeça em uma tentativa de assassiná-la. Malala tinha 15 anos.
A jovem passou por várias cirurgias e perdeu a audição de um dos ouvidos. Mas, sobreviveu e depois do período da reabilitação, voltou a militar. Atualmente, Malala faz faculdade na Inglaterra e está à frente de um fundo com o seu nome. A instituição trabalha pela educação de meninas em diferentes partes do mundo.
Outros adolescentes que estão mudando o mundo
O jornal El País, utilizou o nome da ativista sueca para batizar o conjunto de adolescentes que estão atuando para transformar o mundo inspirados pelo trabalho dela. Fazem parte do que a publicação chamou de “Geração Greta”. O texto fala de jovens da Espanha, Bélgica, França, México, Colômbia, e também aqui do Brasil. Depois de muito trabalho em prol da Amazônia, o grupo adolescente do nosso vizinho sul americano conseguiu um acordo com o governo para proteger a floresta. “Graças a eles, hoje a Amazônia colombiana é reconhecida como sujeito de direito; o Estado tem a obrigação de construir um “pacto entre gerações”, e o Governo é advertido de que o desmatamento provoca”, conta o El País.
Fontes:
Deutsche Welle:
CNN:
https://edition.cnn.com/2019/12/12/politics/greta-thunberg-donald-trump/index.html
Wikipedia:
https://en.wikipedia.org/wiki/Greta_Thunberg
https://en.wikipedia.org/wiki/Stoneman_Douglas_High_School_shooting
Friday For Future:
https://www.fridaysforfuture.org/
Anistia Internacional
Time:
https://time.com/person-of-the-year-2019-greta-thunberg/
Malala Fund
El País:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/16/eps/1568642428_048593.html