A Biblioteca de São Paulo é uma das finalistas de prêmio internacional concedido pela London Book Fair, a Feira do Livro de Londres. Concorrendo com bibliotecas do mundo todo, o espaço paulista aparece como um dos indicados em mais categorias – foram cinco indicações de um total de dezessete segmentos.
Entre as categorias estão títulos como inovação digital e melhor livraria. O destaque da Biblioteca de São Paulo está em concorrer na categoria The Library of the Year (A Biblioteca do Ano), na qual competirá com a Biblo Tøyen, da Noruega, Dokk1 da Dinamarca e a Biblioteca Nacional de Letônia.
A Feira acontecerá em Londres entre os dias 10 e 12 de abril, quando também serão revelados os ganhadores das premiações.
A Biblioteca de São Paulo ou BSP é pública e teve a sua inauguração em 2010. Seu conceito e concepção é simbólico, uma vez que está localizada onde antes ficava o extinto presídio Carandiru, na Zona Norte de São Paulo.
Um dos objetivos primários da instalação é a promoção de inclusão e de incentivo social relacionado ao apoio à literatura.
O público com o qual a BSP atua é abrangente, assim como o seu espaço físico. Em seus mais de 4.200 metros quadrados, a biblioteca atende visitantes dos círculos infantil, jovem, adulto e idoso.
Dados de 2017 mostram que são 27.514 sócios ativos, com acervo da ordem de 43.113 títulos.
A BSP tem como proposta a de se apresentar como mais do que um local de leitura, mas sim como espaço de convivência e agitação cultural.
Com quase mil atividades culturais desenvolvidas e organizadas no ano, a BSP promove acesso à produção e expressão da literatura para a população.
No prédio de arquitetura moderna e com suporte de recursos e ferramentas tecnológicas, a BSP disponibiliza também soluções de acessibilidade e propostas inovadoras quanto à aquisição de seu acervo: no lugar das tradicionais compras do ano, a instituição realiza aquisições semanais buscando ao máximo atender os pedidos e demanda do público.
A premiação da Feira, chamada International Excellence Awards (Prêmio de Excelência Internacional), tem mais instituições brasileiras entre as concorrentes.
A Ubook.com compete entre as editoras de audiobooks, enquanto a Fundação Dorina Nowill, o clube TAG Livros e a Editora Atheneu também representam o país em suas categorias.
Fonte: Universia.