O tema do Enem foi muito adequado. A discussão acerca da proposta de PAULO FREIRE, que publicamos no nosso Facebook, e os exemplos de pessoas com deficiências tratados em sala de aula foram propícios aos nossos alunos.
Como nosso trabalho é ampliar o repertório, vale apresentar-lhes uma personagem muito importante na luta da inserção de cegos na sociedade: Dorina Nowill, avó de nossa querida atriz e amiga,
Martha Nowill, que fez um belíssimo documentário sobre essa personagem que ela tão bem conheceu e interpreta belamente. Dorina venceu a cegueira e criou uma fundação que se dedica a dar autonomia a quem não consegue enxergar. Na sede dessa ONG, há uma importante biblioteca com vários audiovídeos, que permitem acessibilidade para quem não consegue ler o mundo com os próprios olhos.
Iniciativas como a de Dorina TAMBÉM SÃO NECESSÁRIAS PARA QUEM PERDEU SUA CAPACIDADE AUDITIVA. Beethoven compôs sua nona sinfonia totalmente surdo. O músico PRECISOU SE EDUCAR para conseguir lidar com sua perda de audição. Isso pode ser feito para crianças também.
ERA FUNDAMENTAL FALAR DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Trata-se de um imperativo categórico por Kant, correto? Todo ser humano deve ter direito à educação. É um direito natural.
Paulo Freire diria, nessa discussão, que ” o aprendiz deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo”. Essa ideia foi bem explicada em nota publicada em 01 de outubro de 2017. (
https://www.facebook.com/…/dica-enem-par…/1364722416980208/_